Anexo F.1 - Currículo do Conselho Português da Dança – CPD[1] do Conseil International de la Danse – CID/UNESCO

Sinopse das iniciativas e das acções levadas a termo pelo CPD sob a direcção de Anna Mascolo nas suas funções de Delegado Nacional do “Conseil Internacional de la Danse-CID/UNESCO” com a incumbência de constituir o CPD e seu primeiro Presidente eleito.

1983
29 de Julho
- Constituição do CPD em cerimónia pública no Foyer do Teatro Nacional de S. Carlos – Lisboa.

Setembro
- Espectáculo de Teatro nas Ruínas do Convento do Carmo, oferecido ao CPD pelo Teatro Experimental de Cascais.

Novembro
- Homenagem a Maya Plisetskaya a quem o CPD conferiu o título de Membro Honorário em cerimónia realizada no Teatro Nacional de S. Carlos.
- Criação do símbolo do CPD.

1984
Janeiro
- Sessão no cinema Londres com o filme de Dança "A Grande Decisão" oferecida ao CPD por Castello Lopes - Lisboa.

Fevereiro
- Tomada de posse dos corpos directivos do CPD em cerimónia pública no Teatro Nacional de D. Maria II - Lisboa.

Junho
- Recitais pelo pianista brasileiro Fábio Luz em Coimbra, Águeda, Cascais, Lisboa e Évora.

Julho
- Comemoração do I aniversário da constituição do CPD no Teatro Nacional de S. Carlos e manifestações diversas no decurso de uma "Semana Cultural" preenchida com Bailado, Música, Mostra e Colóquios.
-Nesta ocasião dança em Lisboa pela primeira vez o coreógrafo e bailarino Mats Ek e a bailarina Ana Laguna, bem como os primeiros bailarinos do CNB e do Ballet Gulbenkian.
- Colaboração de artistas e intelectuais suecos e portugueses e a presença em Lisboa do Presidente do CID/UNESCO, Bengt Häger.

Outubro
- O CPD é designado, por despacho do Ministro da Educação, Consultor do Gabinete Coordenador do Ensino Artístico.

Novembro
- Assinatura de Protocolo de colaboração entre o CPD e a Rádio Renascença

Dezembro
- Apresentação em Lisboa, Porto, Coimbra de "I Balletti di Susanna Egri" de Turim, com o Patrocínio do Governo Italiano, em espectáculos e em sessões de divulgação destinadas a crianças e jovens de escolas secundárias da Grande Lisboa, com o apoio do Ministério da Educação.

1985
Fevereiro
- Assinatura de Protocolo de Colaboração entre o Ministério da Educação e o CPD.

1986
Fevereiro
- No âmbito pedagógico do CPD, apoio a cursos de aperfeiçoamento em Dança, em Coimbra.

Outubro
- Participação na Assembleia Geral do CID/UNESCO, em Paris.
O Embaixador de Portugal na UNESCO, em Paris, solicita a apresentação de um relatório a ser enviado ao Ministro da Educação e Cultura, com as recomendações para a necessária estruturação da implementação de uma política da Dança em Portugal.

Outubro-Dezembro
- Por solicitação do CID/UNESCO, organização do concurso público, a nível nacional, de desenhos sobre a Dança destinado a crianças dos 6 aos 12 anos de idade, em colaboração com o Ministério da Educação, e mostra itinerante “A Dança vista pelas crianças", cuja selecção dos desenhos foi incumbida à Professora Cecília Menano. Em Lisboa é apresentada durante um mês no Espaço Poligrupo/Renascença complementada por aula pública, mesas redondas/colóquios, visitas guiadas para as escolas, passagem de filmes de Dança, debates.

Dezembro
- Apresentação em Lisboa da Professora Anna Maria Prina, Directora da "Scuolla di Ballo del Teatro alla Scala", Milão, numa conferência/colóquio intitulada" A Escola de Dança do Teatro alla Scala de 1813 a 1986", realizada no Salão Nobre do Conservatório Nacional, com o apoio da Comissão Coordenadora das Escolas Superiores Artísticas.


1987
Março
- A Secretaria de Estado da Cultura envia ao CPD a declaração de reconhecimento do "manifesto interesse cultural da criação do Museu da Dança e do Centro Artístico de Aperfeiçoamento e Reciclagem", projecto de fundo do CPD.

Março-Abril
- A mostra itinerante "A Dança vista pelas crianças" é inaugurada no Porto, no Centro UNESCO, com conferência/colóquio presidida pelo Embaixador de Portugal junto da UNESCO, Prof. Doutor José Augusto Seabra.

Maio – Junho
- A mostra itinerante" A Dança vista pelas crianças" é inaugurada em Vila Nova de Cerveira, na Associação Regional de Cultura e Arte-ARCA com o apoio da Câmara Municipal local.

Novembro
- Homenagem a Rosella Hightower a quem o CPD conferiu o título de Membro Honorário em cerimónia realizada no Teatro Nacional de S. Carlos.

Dezembro
- CPD dá o seu apoio à conferência mundial comemorativa do 25° aniversário da AlESEP: "Motricidade Humana - Novas vias profissionais", organizada pela Universidade Técnica de Lisboa.

1988
Abril
- Convite dirigido a Anna Mascolo pela Presidente da Fédération Internationale de Danse-¬FID para organizar, por Portugal, na sua qualidade de Presidente do CPD, o Projecto Rencontres Chorégraphiques Internationales, em colaboração com a Fédération Française de Danse-FFD.

1989
Maio
- Em Brest (França), como júri na “7me Rencontre Nationale de Danse”, a convite da FFD.
Nessa ocasião também se estabelece contacto na previsão da próxima adesão de Portugal ao Projecto Rencontres.

Agosto
- Anna Mascolo, na sua função de Presidente do CPD elabora para o Ministério da Educação os Projectos para o I Encontro Internacional de Dança Portugal/França .

Dezembro
- Despacho favorável da Secretaria de Estado da Reforma Educativa para a realização do I Encontro Nacional de Dança 1990/91, por incumbência do Ministério da Educação.

1990
Janeiro
- A convite da FFD, Anna Mascolo presencia as “Rencontres Internationales de Danse” nas quais o agrupamento indicado, na sua posição de Presidente do CPD, para representar Portugal, o "Dança Grupo", obtém ex-aequo o 3º prémio.
Março
- O Instituto da Juventude incumbe Anna Mascolo, no âmbito das suas qualificações profissionais e na qualidade de Presidente do CPD, de organizar o "Projecto Dança", a integrar no programa "Cultura e Desenvolvimento/1990" inserido na Década Mundial do Desenvolvimento Cultural, apoiado pela UNESCO, em co-gestão com o Instituto da Juventude, Centro Nacional de Cultura, Associação dos Arquitectos Portugueses, Sociedade Portuguesa de Autores, Clube Português de Artes e Ideias, Secretaria de Estado da Cultura, Juventude Musical Portuguesa, Juvemédia, Colectividade Cultural e Recreativa de Sta. Catarina e CPD .

Junho - Outubro
- Na extensão do "Projecto Dança", do Instituto da Juventude, como Presidente do CPD, Anna Mascolo estrutura, regulamenta e dinamiza o 1º Concurso de Dança do Conselho Português da Dança-CPD "Os Jovens e a Dança em Portugal".

Novembro - Dezembro
- Realização de dois espectáculos em Lisboa, um no Convento do Beato para apresentação dos concorrentes e outro no Teatro da Trindade destinado aos premiados. Neste conjunto de iniciativas insere-se a instituição do "Troféu da Dança-CPD", que visa distinguir o mérito de personalidades da vida artística e cultural nacional e internacional, e do "Prémio da Crítica-CPD” (O projecto-ideia para ambos os prémios, idealizado para um objecto de cristal e esmalte é materializado pela escultora Margarida Schimmelpfennig).

1993
Outubro
- No prosseguimento do Projecto Rencontres participação da Presidente do CPD nas “2mes Rencontres Chorégraphiques Européennes” na qualidade de Expert e de Responsable por Portugal. Os grupos portugueses escolhidos alcançaram particular êxito.

Novembro
- No programa Forum Musical da Radiotelevisão Portuguesa, os objectivos do Projecto “Rencontres” são expostos, bem como do sucesso obtido pela participação portuguesa.

1994
Março
- Início da selecção dos participantes portugueses nas “3mes Rencontres” que de novo, com os projectos do CPD, são posteriormente focados no programa Forum Musical da RTP.

Outubro
-Realização em Zwolle (Holanda) das "3mes Rencontres Chorégraphiques Européennes", no âmbito do Festival Internacional "Oansontmoeting", nas quais a presença portuguesa é constituída por dois grupos.

1995
Janeiro
- Na Rádio Comercial o Projecto “Rencontres” é particularmente focado .


1996
Maio
- Início da selecção dos participantes portugueses para as “4mes Rencontres”.

Outubro - Novembro
- Realização em Béthune (França) das "4mes Rencontres Chorégraphiques Européennes" com duas participações portuguesas que usufruiram de subsídio do Secretário de Estado da Cultura. Nesta ocasião é repetidamente solicitada, pelos experts dos outros países, a efectivação em Portugal, em 1998, das “5émes Rencontres”.

1997
Fevereiro
- Proporciona à bailarina e docente Florinda Loureiro uma bolsa de estudo para a inscrição no curso de especialização “Stage de Danse Baroque – Venise 1997”.

Março/Abril
- Em colaboração com vários expoentes da Dança nacional, elabora uma síntese definidora relativa à situação actual do Artista de Dança em Portugal, a qual servirá de base informativa à UNESCO.

Junho
- Anna Mascolo participa no “Congrès Mondial sur la Recommandation relative à la condition de l’Artiste". Pela primeira vez na história da Dança ficou salientado a presença particular do Artista de Dança no mundo profissional e artístico, através do artigo 32 das “recommendations”:

“Il est de la responsabilité des gouvernements de fincancer un développement professionnel pour les artistes profissionnels de même que de soutenir la reconversion de certaines catégories d’artistes, tels que les danseurs professionnels. »

Outubro
- Anna Mascolo, na qualidade de Presidente do CPD, participa no concurso “Apoio à criação e produção coreográfica” instituído pelo Ministério da Cultura, no qual retoma a ideia centrada no objectivo da fundação e organização do Museu da Dança (Projecto que não foi seleccionado por ter sido considerado não abrangível pelos parâmetros daquele concurso).

Novembro
- Elabora o projecto do EVENTO-DANÇA/CPD 1998, produção divulgativa, em Portugal, das “Rencontres Européennes de Creation Chorégraphique/RECC” e dos curso-conferência-recital que o integram.

1998
Agosto-Dezembro
- Assegura a colaboração, para a realização do EVENTO 98, de mecenato institucional e civil. De realçar o apoio institucional da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, da C.M. do Porto, do Rivoli Teatro Municipal, da C.M. de Lisboa, do Instituto Italiano de Cultura em Portugal, da EDCN, da Delegação Regional de Cultura do Alentejo, do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura-IPAE, da Comissão Nacional da UNESCO-Lisboa, da Faculdade de Motricidade Humana, da C.M. de Évora, da Universidade de Évora, da Universidade Nova de Lisboa, da Antena 2 e da Central Michigan University. Da Sociedade Civil há que destacar o apoio do CENDREV-Teatro Garcia Resende, da Universidade Moderna, do Correio da Manhã, do Casino Estoril, da Cultur-Porto, do Grupo Estoril Sol, da Mundial-Confiança, do Banco Comercial Português, da Sociedade Portuguesa de Autores, do Café no Chiado, da Doca 6 e da Traduz Lá-Traduções e Serviços, Lda.

2001
- O grande empenho destes anos sem ter conseguido alcançar os objectivos iniciais, levam Anna Mascolo a apresentar, em Atenas, ao presidente do CID/UNESCO, Prof. Alkis Raftis, a demissão do CPD.

[1]Inicialmente a sigla foi CPDD. Neste momento a sigla é CPD.