Anexo F - De todos os Projectos, Planos e Relatórios destacam-se pelas suas características especiais os apresentados em:

- Projecto de reforma do Conservatório Nacional – 1971 (MEN)

- Projecto-Base para “Reestruturação do Ensino Artístico/Dança”. - 1978 (MEC)

- Projecto para uma “Escola de Dança” (Instituto Superior de Dança – Programas – Planos de Estudo – Diplomas – Carreira Docente). 1979 (MEIC) –

- Projecto para “Centro de Divulgação da Dança e do bailado”. 1981 (CML e MC) –

- “Programa de Dança Clássica” para o Curso de Dança. 1988 (Faculdade de Motricidade Humana)

– Plano de Estruturação do Ensino Artístico/Dança na sequência da Lei de Bases do Sistema Educativo (Diário da República II Série, de 14/5/88. Despacho 17/SERE/88, de Sua Excelência o Secretário de Estado da Reforma Educativa). Este plano contempla o percurso da Dança desde a Pré-Primária à Universidade, alicerçado em estrutura de fundo, a nível nacional: I Parte – Plano geral (Junho 1988); II Parte – Diploma de Decreto-Lei (Março 1991); III Parte – Plano de Estudos e Programas (por realizar [1]). 1988/91 (ME/SERE)

- Projecto para o “I Encontro Nacional de Dança 1989/90” e para o “I Encontro Internacional de Dança Portugal/França” – Agosto de 1989

- “Projecto de Dança: os Jovens e a Dança em Portugal” – Competição. (Instituto da Juventude – Conselho Português da Dança) - 1990

- Projecto EVENTO 98 - DANÇA/CPD – 1997/98

- Trabalhos/Tese que em conjunto se apresentam susceptíveis de assegurar ao bailado Português a implantação da estrutura de base a três níveis:

1- Carreira docente/profissionalização,
2- Ensino-Aprendizagem/formação de bailarino,
3- Divulgação cultural/formação de público.

- Regulamentos para vários concursos e programas especiais.
- Projecto[2] para a criação de um Instituto de Dança na sequência do reconhecimento do seu Estúdio-Escola, transformado em IDAM/GETAP. O Projecto Geral inclui a formação/qualificação profissional em Dança e a criação de um Grupo de Dança Jovem.
- 1993 – Relatório Quinquenal, na FMH, para a continuação, segundo o disposto por lei, da docência em âmbito universitário.
- 1995 – Relatório sobre a condição do Bailarino profissional português, solicitado pela “Associazione Nazionale Insegnanti di Danza-ANID” de Roma, Itália, relacionado com a acção desenvolvida pela “International Organization for the Transition of Professional Dancer - IOTPD”.
- 1998 – Relatório Quinquenal 1993-98, na FMH, para a continuação, segundo o disposto por lei, da docência em âmbito universitário.

[1]Após a entrega da II Parte (27/03/2001) o ME/SERE nunca mais deu continuidade a permitir a execução da III Parte e a realização do Projecto em causa.

[2]Na sequência do reconhecimento do seu Estúdio Escola de Dança Clássica e da metodologia própria nele vigente, Anna Mascolo não assina o contrato apresentado pelo GETAP por não concordar com as exigências nele implícitas, as quais não se coadunam com as do estudo e formação do Artista de Dança.