Anexo D.1 - Ciclo de Conferências



Ciclo de Conferências sistematizado segundo os relacionamentos do bailado com outros meios de expressão artística e a especificidade das áreas que respeitam a formação e criatividade do Intérprete-Bailarino.

Na 1ª conferência, em 29/03/1958, "A Dança em Portugal", Mestre Almada Negreiros, Maestro Frederico de Freitas, Poetisa Oliva Guerra e Anna Mascolo.

Na 2ª conferência, em 07/06/1958, "A Dança na Arte Greco-Romana", Professor Doutor Giacinto Manuppella, Leitor de Italiano na Universidade de Coimbra.

Na 3ª conferência, em 31/01/1959, a "Fisiologia do Ritmo", Dr. João Carlos Celestino Gomes, médico, pintor.

Na 4ª conferência, em 27/02/1959, "Música e Bailado", Nuno Barreiros, crítico de Música.

Na 5ª conferência, em 20/03/1959, "A Dança nos filmes e o Film-Ballet", Luigi Gario, crítico de Bailado e de Cinema.

Na 6ª conferência, em 29/04/1959, "A energia vital como génese do Bailado e de todas as Artes Plásticas válidas (Justificação do Biomorfismo)", Cândido Costa Pinto, pintor.

Na 7ª conferência, em 30/05/1959, Conferência-Recital no Teatro Monumental em Lisboa. Introdução à conferência pelo Marquês Jorge de Cuevas. "A Dança Clássica", Tomás Ribas, crítico de Bailado e escritor. Intervenção dançada de Anna Mascolo e Serge Golovine.

Na 8ª conferência, em 13/02/1960, "A Unidade Mágica do Gesto e da Palavra", Natália Correia, escritora, poetisa.

Na 9ª conferência, em 23/05/1960, "Formas e linguagem do Teatro de vanguarda", Dr. Luís Francisco Rebelo, advogado, escritor.

Na 10ª conferência, em 22/06/1960, mesa redonda sobre "Nutrologia Social" conduzida pelo técnico de nutrição João Santos Júnior.

Na 11ª conferência, em 28/01/1061, "Pantomima e Mímica Moderna", Luís de Lima, actor.

Na 12ª conferência, em 04/03/1961, "Stravinsky e o Bailado", José Estêvão Sasportes, crítico de Bailado.